A semana na Ásia - 26/01 a 01/02/2020

#Coronavirus #BolsonaroNaÍndia #AtaqueEmbaixadaEUA #JudeusNasFilipinas #AcordoEUAIsraelPalestina

1. Coronavirus: o que se sabe até agora?



Muito se comenta nas redes sociais sobre a epidemia, que tem 9 casos suspeitos nos Brasil. Dados oficiais atualizados do governo Chinês dizem que há pouco mais de 11.000 pessoas contaminadas, em torno de 250 mortes e um alcance global de quase 30 países.

No início do surto surgiram uma série de vídeos, supostamente gravados por médicos tratando os contaminados, que já aumentavam o número para 90.000 quando os dados oficiais ainda registravam menos do que 2.000... o que provavelmente jamais será confirmado.

Já a OMS declarou Emergência Global de Saúde no último dia 30, portanto, é bom evitar viagens (principalmente para países com casos confirmados) e aglomerações, ou seja, o seu Carnaval fora de casa terá que ser adiado.

As recomendações continuam as mesmas, para proteger tanto quem não está contaminado, quanto a disseminação do vírus pelos que estão:
  1. Higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool gel (acima de 70 de graduação alcoólica), principalmente depois de tossir ou espirrar;
  2. Cobrir o nariz e a boca antes de tossir ou espirrar;
  3. Evitar contato direto com pessoas que apresentem sinais de infecção respiratória.
Há um quadro informativo do hospital Sírio-Libanês bastante útil e que pode esclarecer muitas dúvidas.

Fontes e artigos complementares


2. Judeus acolhidos nas Filipinas



Estreou no último dia 27 de janeiro nas Filipinas (em função do Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto) o documentário "The Last Manilaners", que conta a história dos refugiados Judeus acolhidos pelo governo filipino na década de 1930, no auge do regime Nazista, ao contrário de outros países da Ásia que na época também os perseguiam.

Eles foram recebidos pelo presidente Manuel Quezon que, com sua política de portas abertas, permitiu que aproximadamente 1.300 refugiados entrassem no país. Até hoje o Estado de Israel é grato a esse feito concedendo entrada livre de filipinos no país, sem a necessidade de visto.

O documentário está disponível no canal iWant, serviço de streaming das Filipinas associado à rede de TV ABS-CBN, mas que não está disponível no Brasil (pelo menos não sem uma VPN bem configurada, rs). A história também é contada no premiado filme "Quezon's Game", de 2018.

Fontes e artigos complementares

3. Embaixada dos EUA no Iraque bombardeada mais uma vez

Com alguns meios alegando 3, outros 5 e outros nem divulgando o número de mísseis, a Embaixada dos Estado Unidos em Bagdá foi bombardeada mais uma vez no último dia 26, resultando em uma pessoa ferida.

Os ataques não foram reivindicados por nenhum grupo específico, mas Washington os atribui a grupos paramilitares iranianos.

Fontes e artigos complementares

4. Resultados da viagem de Bolsonaro à Índia


Indianos posam para fotos junto a um dos outdoors do evento. Foto de artigo do jornal O Globo
O Presidente Jair Bolsonaro retornou, no último dia 27, de sua viagem à Índia com 15 acordos bilaterais na bagagem nas áreas de energia, agricultura, ciência e tecnologia, facilitação de negócios e biocombustíveis além de encaminhar outras questões como a isenção de vistos para o Brasil a turistas indianos.

No país era comum ver outdoors e painéis de boas vindas ao nosso chefe de Estado, com pessoas tirando selfies. Houve celebrações únicas em homenagem ao nosso país e ao dia da Repúblicana Índia, evento em que o nosso Presidente era convidado de honra.

Fontes e artigos complementares


5. EUA apresenta plano de paz para a Palestina



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou na última terça-feira um plano de paz entre Israel e a Palestina, que foi, a princípio, bem recebido por alguns países do Oriente Médio mas veementemente recusado pelos palestinos.

Dentre os itens da proposta, além da afirmação de que nenhum palestino seria "despejado", estão uma ajuda de 50 bilhões de Dólares americanos visando a "re"construção do país, Jerusalém como a capital indivisível de Israel e a firme rejeição ao terrorismo.

Fontes e artigos complementares



Para maiores informações sobre os países da Ásia, viagens, promoções e cultura siga a página do Instituto Brasilipino no Facebook ou o nosso perfil no Twitter. Publicamos notícias relevantes e dicas importantes para viagens internacionais em geral, com segurança e preços que cabem no seu bolso, sempre tendo como principal destinação os países do oriente. 


Licença Creative Commons
O trabalho Blog Oficial do Instituto Brasilipino para integração das culturas Brasileira e Asiática de Giovani Fernandes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://brasilipino.blogspot.com/.

Postagens mais visitadas deste blog

A semana na Ásia - 19 a 25/01/2020

Vistos para o Sudeste Asiático: LAOS

5 sugestões do que fazer na Geórgia