5 sugestões do que fazer na Geórgia



Tendo passado do segredo dos mochileiros para a queridinha da moda em menos de uma década, a Geórgia, rica em cultura e de natureza exuberante, é agora o país mais visitado do sul do Cáucaso. Aninhada ao sul da Rússia, com o Mar Negro abraçando-a pela esquerda, é um lugar que se deve ver com os próprios olhos. Se o que se procura é uma escapada relaxante, férias cheias de aventura ou o passeio gastronômico dos sonhos, aqui estão as 5 melhores sugestões do que fazer na Geórgia.

1. Coma o quanto puder!

Viajar também significa comer. No entanto, viajar pela Geórgia significa comer mais do que você já comeu antes. Satsivi, Shashlik, Khachapuri, Khinkali, Sulguni, Pkhali, Churchkhela... ou seja, pela variedade de pratos é quase OBRIGATÓRIO provar de tudo um pouco!


Churchkhela, doce tradicional da Geórgia, feito com suco de uva, nozes, avelãs e farinha. Foto to Flickr.

2. Vá de bondinho até o Forte Narikala

Pegue o bondinho para subir até a antiga fortaleza de Narikala, aproveitando as vistas panorâmicas da cidade antes de mergulhar na lenda do Velocino de Ouro no Museu Nacional da Geórgia. É possível andar de teleférico usando o cartão Metromoney especial, válido para todos os transportes públicos em Tbilisi e que custa poucos centavos de dólar.


Teleférico sobre Tbilisi que leva até o Forte Narikala. Foto de Wikimedia Commons.


3. Experimente os vinhos georgianos

Acredita-se que a Geórgia é o berço do vinho, sendo que a evidência mais antiga de vinificação remonta a 8.000 anos. O que os torna tão diferentes são as técnicas clássicas usadas em sua produção. A vinificação tradicional da Geórgia usa o Qvevri: vasos de barro que são enterrados no subsolo para armazenar e fermentar as uvas com peles, caules e sementes por meses após serem pressionadas e pisadas.

Se quiser provar um vinho tinto, o Saperavi e Khvanchkara são boas opções. Já dos brancos, Mtsvane, Tsinandali e Rkatsiteli. O lugar a ir é o Vale Alazani, onde a mágica acontece e que fica a apenas uma hora de carro de Tbilisi. Parece que todos os habitantes têm uma mini-vinícola em seu quintal, por isso vale a pena parar no caminho para apoiar os moradores e experimentar esses vinhos tânicos ricos e estruturados.

Há ainda um aguardante chamado Cha cha, produzido com as sobras da vinificação. No museu dedicado à bebida, em Tbilisi, é possível provar um Cha cha com 76 de graduação alcoólica.


Qvrevis, vasos de barro usados para fabricar vinho. Foto de artigo do site Npr.org.

4. Encontre relíquias soviéticas no Dry Bridge Market, em Tbilisi

O Dry Bridge Market (Mercado da Ponte Seca) é uma feira permanente no centro da capital do país, que impressionará a qualquer amante de antiguidades. É possível encontrar uma grande variedade de antiguidades, jóias, livros da era soviética e literatura georgiana, vários pôsteres, talheres e muito mais. Algumas coisas são locais, outras foram feitas na URSS e outras de ainda mais longe. O mercado ganhou esse nome por causa da pequena ponte que leva diretamente a ele. A ponte passa por uma estrada onde costumava haver um rio há apenas algumas décadas atrás.


Relíquias do tempo da União Soviética vendidas no Dry Bridge Market. Foto do artigo da Trafalgar.

5. Admire as cachoeiras do Jardim Botânico de Tbilisi

O Jardim Botânico Nacional de Tbilisi é uma verdadeira selva no centro histórico da capital. Até 1845, era chamado Jardim Real e pertencia à casa real da Geórgia. Depois, passou a pertencer ao tesouro do Império Russo. Em meados do século XIX, o jardim foi transferido para a estação experimental de Tiflis e transformado em um local para pesquisas botânicas. Hoje, pode-se passear e admirar pontes artísticas, cachoeiras e a abundância da flora local.


Uma das várias cachoeiras no Jardim Botânico de Tbilisi. Foto de Wikimedia Commons.

Bônus: conheça os georgianos!

A Geórgia é provavelmente um dos países mais amigáveis e acolhedores do mundo. É possível sentir a gentileza e a recepção calorosa das pessoas, não apenas nas idas a restaurantes ou compra de bilhetes para o museu, mas em qualquer lugar. Seus vizinhos sempre dizem olá e ficam felizes em conversar, enquanto os moradores do vale de Alazani o convidam para uma taça de vinho na adega do quintal. A quem quer que se peça ajuda, fará o possível para atendê-lo, mesmo que não fale um bom inglês e, se pedir instruções, há uma boa chance de ser escoltado até o destino. Os habitantes locais acreditam que um hóspede é um presente de Deus e os tratam como se fosse um rei!


Georgianos se orgulham se sua hospitalidade. Foto de artigo do site Bradt Travel Guides.

Traduzido e adaptado do artigo "13 things to do in Georgia, 2020’s hottest travel destination", publicado pela agência Trafalgar.



Para maiores informações sobre os países da Ásia, viagens, promoções e cultura siga a página do Instituto Brasilipino no Facebook ou o nosso perfil no Twitter. Publicamos notícias relevantes e dicas importantes para viagens internacionais em geral, com segurança e preços que cabem no seu bolso, sempre tendo como principal destinação os países do oriente. 


Licença Creative Commons
O trabalho Blog Oficial do Instituto Brasilipino para integração das culturas Brasileira e Asiática de Giovani Fernandes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://brasilipino.blogspot.com/.

Postagens mais visitadas deste blog

A semana na Ásia - 19 a 25/01/2020

Vistos para o Sudeste Asiático: LAOS