A semana na Ásia - 2 a 8/02 de 2020

#CoronaVirus #TurquiaVsSíria #IrãApoiaPalestina #TerrorismoEmJerusalém #MortosProtestoIraque

1. O resgate dos Brasileiros em Wuhan




Na última quinta-feira, pouco após a meia-noite, os dois aviões presidenciais (os "Força Aérea Um" do Brasil) partiram rumo à China para o resgate dos brasileiros que ficaram na região de Wuhan e estão assintomáticos. Tanto os passageiros quanto as tripulações dos aviões ficarão em quarentena em uma base militar na cidade de Anápolis - GO.


Dentre as maiores dificuldades do governo brasileiro para a atividade estavam, além de toda a logística, a aprovação da lei de quarentena e do orçamento e as negociações tanto com o governo Chinês quanto com os países nos quais os aviões deveriam fazer escala para reabastecimento (Espanha e Polônia).


A previsão de chegada é para a madrugada deste sábado.

Os últimos números oficiais registram que o total de pessoas infectadas subiu para 31.161, com 637 pessoas mortas, sendo as únicas vítimas fatais fora da China registradas nas Filipinas e em Hong Kong. Em termos de infecção fora do país, já há 229 casos confirmados em 27 nações. Contudo, os casos no Brasil não têm sido confirmados como Corona além de estarem diminuindo os números de casos suspeitos.

Fontes e artigos complementares





2. Mais violência entre Turcos e Sírios



Quatro soldados Turcos mortos e nove feridos: esse foi o saldo de uma ataque a tiros que ocorreu na região noroeste da Síria no último dia 3 de fevereiro. O presidente da Turquia disse, em nota, que as forças do país fizeram em torno de 30 vítimas em um ataque de resposta.


As forças Sírias têm recebido apoio da Rússia que tem interesses político-econômicos na região, enquanto a Turquia apóia grupos rebeldes Sírios contra o governo de Bashar Al Asad.


Fontes e artigos complementares




3. Irã declara apoio a grupos terroristas da Palestina


No último dia 5 de fevereiro o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, declarou apoio aos grupos terroristas da Palestina.


"Acreditamos que as organizações armadas palestinas se manterão e continuarão a resistência, e a República Islâmica vê o apoio aos grupos palestinos como um dever" [...] "Por isso os apoiará da forma que puder e tanto quanto puder, e este apoio é o desejo do sistema islâmico e da nação iraniana".


A anúncio ocorre poucos dias após a apresentação do plano de paz para Israel e Palestina proposto por Donald Trump na última semana e que foi veementemente rejeitado pela liga Árabe.


Fontes e artigos complementares




4. Ataque terrorista em Israel após anúncio de Khamenei

Somente um dia depois do anúncio do líder supremo do Irã dando apoio aos grupos terroristas palestinos, um atropelamento deliberado em um centro de lazer e vida noturna de Jerusalém vitimou 12 militares israelenses e um civil.


O porta-voz do Hamas, Hazen Qassem, elogiou o ataque como uma resposta à altura contra o "plano de destruição" de Donald Trump.


Fontes e artigos complementares




5. Ao menos oito manifestantes morreram em um protesto no Iraque




Em Nayaf, ao sul do país, pelo menos oito manifestantes morreram e 52 ficaram feridos em um protesto que exige uma reforma profunda na classe política.

Testemunhas e forças de segurança afirmam que seguidores de Muqtada al-Sadr (clérigo xiita), os chapéus azuis, invadiram o acampamento que estavam assentados em Al Sadrain, onde acontecem os maiores protestos na região.

Fontes e artigos complementares






Para maiores informações sobre os países da Ásia, viagens, promoções e cultura siga a página do Instituto Brasilipino no Facebook ou o nosso perfil no Twitter. Publicamos notícias relevantes e dicas importantes para viagens internacionais em geral, com segurança e preços que cabem no seu bolso, sempre tendo como principal destinação os países do oriente. 


Licença Creative Commons
O trabalho Blog Oficial do Instituto Brasilipino para integração das culturas Brasileira e Asiática de Giovani Fernandes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://brasilipino.blogspot.com/.

Postagens mais visitadas deste blog

A semana na Ásia - 19 a 25/01/2020

Vistos para o Sudeste Asiático: LAOS

5 sugestões do que fazer na Geórgia