Sustentabilidade em viagens: 10 dicas para ensinar as crianças


A população mundial está crescendo, e isso é um fato facilmente observável. Em muitos países a classe média está aumentando também, resultando em muito mais viajantes internacionais a cada ano. Conforme o número de viajantes cresce, o turismo pressiona ainda mais as cidades mundiais, lugares históricos e o meio ambiente. Essa realidade em desenvolvimento significa que as viagens sustentáveis são mais importantes do que nunca.

Contextualizando, desenvolvimento sustentável é aquele que "satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades" e tem como fundamento três fatores: sociedade, economia e meio ambiente; que devem estar presentes em cada ação sustentável, podendo até ocorrer em momentos diferenciados, mas com interdependência.

Em relação às crianças, que são o futuro, é interessante ensiná-las a viajar de forma a causar o menor impacto possível no meio ambiente, culturas e pontos turísticos que visitem. As dicas a seguir, para uma viagem sustentável com crianças, vão ajudar a você e sua família a fazê-lo com maior responsabilidade.


1. Transportes
Bicicletas para alugar no Japão. Foto de Michelle Maria para o Pixabay.

Fale com os seus filhos sobre o impacto ambiental dos transportes, e então procure mostrar os prós e contras de cada um deles.

A maioria das crianças tem fascínio por aviões, trens e outros meios de transporte, mas não têm ideia do impacto ambiental. Para ajudar as crianças a criarem viagens mais sustentáveis, converse com elas sobre como os carros (e especialmente os aviões) liberam emissões prejudiciais ao planeta.

Explique que os trens, bicicletas, caminhadas ou transporte público podem ser melhores para o planeta e depois escolham juntos quais meios de transporte vocês usarão durante a viagem. Crianças a partir de cinco anos podem entender situações de causa e efeito como essa e, entender essa lógica para o planejamento de viagens, as ajudará a se tornarem viajantes mais responsáveis.


2. Destino
Catmandu no Nepal, um dos 10 países mais éticos do mundo no ranking 2019. Foto do Pxhere.

Escolha destinos com sabedoria e leve seus filhos ao processo de escolha. Ao planejar a viagem, reserve um tempo para escolher seu destino com cuidado e peça ajuda a seus filhos - isso os ensinará sobre destinos éticos e seguros e fará com que se sintam investidos na viagem.

Primeiro, considere o registro de direitos humanos do destino, o tratamento de animais e a proteção de áreas naturais (saiba mais com a lista anual dos melhores destinos éticos do mundo - em inglês).

Considere a época do ano e o quão cheio o destino pode estar. Em seguida, faça uma lista dos
destinos possíveis e inclua os motivos de suas escolhas e atividades que sua família poderia realizar em cada local. Apresente essas opções a seus filhos e permita que eles o ajudem a escolher - isso os ajudará a entender os fatores por trás da escolha de destinos de viagem com responsabilidade.

3. Natureza
Ghats Ocidentais: conjunto de montanhas da Índia consideradas como um dos lugares com maior biodiversidade do mundo. Foto do Pxhere.

Passe algum tempo no campo. Fugir um pouco dos grandes centros para as zonas rurais é muito bom para as crianças e ajuda-as a desenvolver uma apreciação pela natureza ao longo da vida. De fato, dedicar tempo de viagem ao ar livre pode ser terapêutico para toda a família.

Use essas oportunidades para ensinar as crianças sobre a importância de respeitar a natureza permanecendo em trilhas, seguindo as regras do parque, não levando pedaços da natureza para casa e produzindo menos lixo.

Ao visitar parques estaduais ou nacionais, explique por que certas áreas naturais estão protegidas e como as pessoas podem apoiá-las. As crianças ficam felizes quando se conectam com a natureza.


4. Conservação
Lixeiras para materiais recicláveis. Foto do Pxhere.

Incentive seus filhos a praticar a conservação em casa e na estrada. Ajude-os a entender como as escolhas que eles fazem todos os dias afetam o meio ambiente e as pessoas ao seu redor, da conservação da água à reciclagem e além. Depois, ao viajar, lembre seus filhos de usar as mesmas práticas de conservação. Deixe as crianças empolgadas em fazer a parte delas. Explique que essas opções ajudam a proteger o meio ambiente, local e globalmente.


5. Animais
Macacos do gênero Macaca, largamente encontrados na Ásia e muito comuns em vários pontos turísticos. Costumam interagir (e bastente) com humanos. Deixar um rastro de lixo pelo caminho ou não respeitar seus espaços pode prejudicar seu habitat. Foto do Pxhere.

Ensine aos seus filhos regras básicas para respeitar a vida selvagem. Uma das experiências de viagem mais emocionantes é encontrar animais em seu habitat natural. No entanto, com muita frequência, essas experiências são comprometidas pelo excesso de visitantes que perturbam seu espaço.

Ensine aos seus filhos algumas regras básicas e dê o exemplo seguindo-as: faça sua presença mal ser conhecida usando uma voz calma, não toque ou alimente animais selvagens e não chegue muito perto. Nunca permita que as crianças gritem ou os persigam e lembre-as de que chegar muito perto pode ser perigoso.


6. Ética
Elephant Nature Park, em Chiang Mai na Tailândia, um dos lugares onde os animais são bem tratados. Foto de Wikimedia Commons.

Não apoie práticas antiéticas que exploram animais. Como as crianças adoram animais, também gostam de visitar zoológicos e aquários, mas muitos parques de animais em todo o mundo deixam os animais em condições abusivas ou inseguras. Antes de apoiar esse local, faça uma pesquisa para descobrir se ele apóia a conservação desses animais e a educação a respeito deles.


7. Cultura
A Grande Muralha da China, um dos principais pontos turísticos e históricos do país. Foto de Allan Lee para o Pixabay.

Respeite a cultura local. Lugares históricos em todo o mundo estão sendo danificados por uma combinação da pressão do turismo e da falta de conservação. Lembre aos seus filhos de que há futuros viajantes assim como ele que também desejam conhecer o local e que, para isso, é importante seguir algumas regras de bom senso como não tocar ou subir em monumentos, seguir as regras de fotos em museus (se são permitidas ou não, com ou sem flash, etc.), jogar lixo somente nos locais adequados e não levar nada desses lugares


8. Negócios Locais
Mercado local no município de Alimodian, província de Iloilo nas Filipinas. Foto do autor.

Apoie negócios locais. Uma maneira de ajudar o turismo a ser sustentável é apoiar as empresas locais enquanto você viaja. De pequenos restaurantes familiares a lojas e mercados de artesanato, há muitas oportunidades para escolher empresas locais, além de ser uma forma de conhecer seu modo de vida.

Visite também os mercados locais para mostrar a diferença no modo de vida pela comparação dos produtos ali vendidos com os que estão disponíveis em sua cidade residencial.


9. Opções
Praia de Arugam Bay, no Sri Lanka. Lugar bastante tranquilo, junto à natureza e longe dos grandes centros que são o destino principal da grande parte dos turistas. Foto do Wikimedia Commons.
Pense fora da caixa. Um dos maiores problemas do turismo é a superlotação das cidades e locais mais populares do mundo. Inspire as crianças a pensar em viajar, não como uma maneira de marcar uma lista de lugares imperdíveis, mas de experimentar uma cultura.

Escolha lugares não tão tradicionais onde você pode se conectar com os habitantes locais e aprender sobre suas tradições. Sua família não apenas gostará de ficar longe de algumas das multidões, mas também terá uma conexão mais forte com as pessoas e sua cultura.

Isso não significa, no entanto, que você deva desistir de seus sonhos


10. Comida
Estande de tteokbokki (bastões de arroz), na Coreia. Prato tradicional e bastante comum, facilmente encontrado em restaurantes de rua e familiares. Foto do Wikimedia Commons.

Faça boas escolhas alimentares enquanto viaja. A forma como o alimento cresce e é processado pode ter um grande impacto ambiental. Estimulando os mercados locais, escolhendo alimentos orgânicos quando possível (e acessível financeiramente) e se alimentando em pequenos restaurantes de família podemos desfrutar das tradições locais e estar com a consciência tranquila em relação às nossas escolhas.


Isso também dará às crianças um entendimento em como as tradições alimentares e os ingredientes são o reflexo da cultura local e do clima.


Texto traduzido e adaptado do artigo "10 Tips for Sustainable Travel with Kids" escrito por Jenna Francisco para a G Adventures.


Apesar de o artigo parecer ser mais voltado à componente ambiental do desenvolvimento sustentável, é possível ver nas atividades que serão realizadas pelos turistas mirins os conceitos de sociedade e economia embutidos. O fator sociedade, por exemplo, é observável quando se trata do respeito às culturas e às populações locais, tão diferentes das suas, o que os tornará mais tolerantes e abertos ao novo. Já em termos de economia, contribuindo com as comunidades locais ao pagar pelos serviços e também conservando os lugares que visitam, reduzindo as despesas com limpeza e manutenção pela simples educação de reduzir a produção de lixo.

É evidente que há implicações muito maiores, mas conceitos abstratos só serão absorvidos depois de alguns anos, quando seu desenvolvimento intelectual for compatível. Essas dicas servirão, portanto, como meio de estímulo ao ser e agir de forma a preservar os recursos naturais não somente para as gerações futuras, mas para si mesmos e a preservação responsável do planeta como um todo.



Para maiores informações sobre os países da Ásia, viagens, promoções e cultura siga a página do Instituto Brasilipino no Facebook. Publicamos notícias relevantes e dicas importantes para viagens internacionais em geral, com segurança e preços que cabem no seu bolso, sempre tendo como principal destinação os países do oriente. 



Licença Creative Commons
O trabalho Blog Oficial do Instituto Brasilipino para integração das culturas Brasileira e Asiática de Giovani Fernandes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://brasilipino.blogspot.com/.

Postagens mais visitadas deste blog

A semana na Ásia - 19 a 25/01/2020

Vistos para o Sudeste Asiático: LAOS

5 sugestões do que fazer na Geórgia