5 fatos sobre alimentação na Ásia que vão além do exótico


Culinária exótica, o que significa? Pode ser que se esteja pensando em temperos e pimentas. Contudo, uma vez que se imagine quais carnes se consome nos países da Ásia, esse "exótico" pode alcançar outros níveis.

No Brasil ouve-se que na China é comum comer cachorros da raça Chow-chow, ou que na Índia a vaca é um animal sagrado, não sendo possível o consumo da sua carne. Tudo isso é parcialmente verdadeiro, com alguns detalhes adicionais como as diferenças entre os Estados da Índia (há alguns onde comer carne de gado é tabu, mas não proibido), o consumo de insetos no Camboja ou mesmo o Balut das Filipinas que é o embrião do pato cozido ainda dentro do ovo. Você está preparado?

1. Carne de gado na Índia

Se a ideia for consumir comida vegetariana de qualidade, pode apostar que quase todos os países da Ásia têm excelentes opções. Contudo, se quiser provar um espetinho na Índia... é melhor evitar os Estados mais ao noroeste.
Mapa do abate de bovinos na Índia. Foto original de Wikimedia. Legendas em tradução livre pelo autor.
2. Embrião de Pato ou Ganso cozido nas Filipinas

Pode-se dizer que o Balut é uma das comidas mais características das Filipinas, ainda que possam ser produzidas de forma semelhante em outros países da Ásia. Tal iguaria pode ser encontrada em qualquer lugar pois, em geral, são pessoas pobres que criam e vendem esse lanche nas ruas juntamente a uma espécie de sachet caseiro contendo sal e vinagre.


Balut comprado nas ruas de Iloilo City, Western Visayas, Filipinas. Foto do autor.

3. Insetos no Camboja

Na cidade de Siem Reap, mais ao noroeste do Camboja, há várias barraquinhas onde se pode provar os mais variados tipos de insetos, desde pequenas larvas até tarântulas. Quanto ao gosto... o que se pode dizer é que alguns turistas ocidentais vêem uma razão para haver várias tendas com vendas de bebidas muito próximas às que vendem insetos. No entanto, há cafeterias que servem "insetos gourmet", o que pode melhorar levemente o paladar.


"Tempurá" de Tarântula no Bug's Café, Camboja. Foto do álbum no site.

4. Sopa número cinco

Sopa chinesa tradicional afrodisíaca. Feita com o pênis e os testículos do boi. Não é facilmente encontrada, mas é possível provar no Cafe Mezzanine, no distrito de Binondo em Manila, Filipinas.


Sopa número cinco. Foto do site Gastro Obscura.


5. Cachorros na China

É um pouco de injustiça dizer que na China se come cachorros, ainda mais de uma raça específica. O fato é que se come quase de tudo em toda a Ásia. Têm-se alguns animais que são mais característicos de cada país como os cavalos no Uzbequistão (com os quais se faz até linguiça), ratazanas no Vietnã ou mesmo morcegos na Indonésia. Em alguns lugares das filipinas, por exemplo, quando um cachorro da família some todos se preocupam por que é bem possível que ele tenha sido comido. Então sim, é verdade que se come cachorro na China, mas tanto lá quanto nos demais países é mais provável que isso aconteça mais nas zonas rurais do que nas áreas urbanas.

De qualquer forma, quando se vai à Ásia esperando provar comida exótica, é bom se despir de preconceitos, ainda que seja bom manter certa ética alimentar. Comidas como intestinos de frango por exemplo, apesar da aparência, são muito bons quando bem cozidos (não, não contêm as fezes no interior) e não, o Balut não é tão agradável para o paladar brasileiro quanto os filipinos possam afirmar.



Para maiores informações sobre os países da Ásia, viagens, promoções e cultura siga a página do Instituto Brasilipino no Facebook. Publicamos notícias relevantes e dicas importantes para viagens internacionais em geral, com segurança e preços que cabem no seu bolso, sempre tendo como principal destinação os países do oriente. 



Licença Creative Commons
O trabalho Blog Oficial do Instituto Brasilipino para integração das culturas Brasileira e Asiática de Giovani Fernandes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://brasilipino.blogspot.com/.

Postagens mais visitadas deste blog

A semana na Ásia - 19 a 25/01/2020

Vistos para o Sudeste Asiático: LAOS

5 sugestões do que fazer na Geórgia