3 fatos sobre o macarrão do Vietnã


Uma das melhores maneiras de conhecer um novo destino é se deixar guiar pelo paladar. A comida é um incrível portal para a cultura e para a socialização durante a viagem, pois leva a conversas sobre a história, as tradições, o clima e muito mais fatos sobre um país. Isso também acontece no Vietnã, cuja culinária é tão diversa quanto deliciosa. No entanto, se sentir dificuldade para encontrar novos alimentos para experimentar enquanto estiver lá, uma coisa é certa: você vai comer muito macarrão, para mastigar, beber e se deliciar.

Aqui estão três coisas para saber sobre essas deliciosas iguarias que são uma tradição na Ásia e o Vietnã, certamente, não poderia ficar de fora:

1. As aparências enganam!

Há centenas de pratos vietnamitas com o macarrão em sua composição básica, de sopas quentes a pratos refrescantes e frios. Apesar de parecer sempre o mesmo, existem muitos métodos e ingredientes diferentes a partir dos quais eles podem ser preparados. À primeira vista, por exemplo, Bánh phở e Bánh canh podem ser bem semelhantes: brancos, longos e elegantes. Mas um olhar mais atento mostra que os primeiros são achatados enquanto os últimos são redondos. Outros tipos de macarrão são mais fáceis de distinguir: Bánh phở gạo lứt, por exemplo, é de um vermelho dourado, enquanto o Bánh đa đỏ, um marrom profundo.

Bánh phở - imagem de Wikimedia Commons
Bánh canh - imagem de Wikimedia Commons

2. O caldo não é obrigatório

Existem centenas de pratos vietnamitas que apresentam macarrão e, enquanto o mais famoso do país - pho - é uma sopa quente e refrescante, há muitos pratos que não incluem caldo algum. Macarrão é um ingrediente chave em rolos de papel de arroz, batatas fritas e outros pratos como o Phở xào bò (foto no início do texto).

3. Mergulhe!

Se você acabar pedindo um prato de macarrão quente e com bastante caldo (como o pho), você pode acabar ficando um pouco confuso enquanto come. Não há problema em levar um bom tempo engolindo o macarrão e as partes mastigáveis da sopa. Quando terminar, também não há problema algum em levar a tigela à boca para beber o caldo que resta. Aprecie sem moderação! 



Para maiores informações sobre os países da Ásia, viagens, promoções e cultura siga a página do Instituto Brasilipino no Facebook. Publicamos notícias relevantes e dicas importantes para viagens internacionais em geral, com segurança e preços que cabem no seu bolso, sempre tendo como principal destinação os países do oriente. 



Licença Creative Commons
O trabalho Blog Oficial do Instituto Brasilipino para integração das culturas Brasileira e Asiática de Giovani Fernandes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://brasilipino.blogspot.com/.

Postagens mais visitadas deste blog

A semana na Ásia - 19 a 25/01/2020

Vistos para o Sudeste Asiático: LAOS

5 sugestões do que fazer na Geórgia