4 monumentos magníficos para se visitar no Sri Lanka
![]() |
| Templo Dourado. Foto do Pixabay. |
Quando você pensa no Sri Lanka podem vir à sua mente elefantes, chá e praias... antes dos monumentos budistas. Esta nação insular ao sul da Índia abriga cerca de 6.000 elefantes, é o quarto maior produtor mundial de chá e possui nada menos do que 1.300 quilômetros de praias.
No entanto, como a população do Sri Lanka é composta por 75% de budistas falantes do cingalês, não é de surpreender que algumas de suas atrações históricas mais famosas sejam baseadas nessa fé. Quer você esteja ou não de acordo com seus princípios, é fascinante se aprofundar no conhecimento budista enquanto se viaja pela “Pérola do Oceano Índico”.
Aqui estão quatro monumentos magníficos para se ver no Sri Lanka.
1. Sigiriya
Antiga capital do país (por volta de 500 a.C.), a cidade se destaca pelos seus jardins e pelo o castelo do Rei Kasyapa (473-495 a.C.) que foi construído sobre uma grande rocha a uma altura de quase 200 metros. Na portal de entrada fora esculpido um grande leão de pedra, onde hoje restam somente seus pés gigantes reforçando a origem do nome do lugar, derivado da palavra Sīnhāgiri - a pedra do leão.
São cerca de 1.200 degraus até a cúpula da grande pedra, onde é possível desfrutar de uma vista panorâmica dos jardins do terraço, dos jardins pedregosos e dos jardins aquáticos, bem como das Montanhas Knuckles, cobertas de nuvens. As ruínas de tijolos do palácio do rei também podem ser visitadas e é onde podem ser vistos os afrescos bem preservados de ninfas celestes.
Após a morte de Kasyapa, Sigiriya funcionou como um monastério budista até o século XIV. No entanto, o local é infestado por cães abandonados. Eles dormem em qualquer lugar, inclusive na estreita escada de metal repleta de visitantes. Portanto, cuidado onde pisa!
![]() |
| Jardins de Sirigiya. Foto de Wikimedia Commons. |
![]() |
| Entrada para a pedra do castelo do rei. Foto de Wikimedia Commons. |
2. Templo da Caverna de Dambulla
A apenas 30 minutos de carro de Sigiriya, o Templo da Caverna de Dambulla oferece um tesouro em obras de arte budistas em suas cinco cavernas, incluindo 153 estátuas do fundador da religião, sentado, em pé e reclinado.
Renovado e redecorado em vários pontos nas épocas Anuradhapura (377 aC-1073 d.C.), Pollonaruwa (1073-1250) e Kandy (1469-1815), este mosteiro também inclui murais coloridos de deuses e demônios. Patrimônio Mundial da UNESCO, ocupa um afloramento de granito no topo de uma colina e tem mais de 2.000 anos de idade.
No caminho até o templo é bom ficar atento aos macacos, pois estão o tempo todo próximos aos turistas mexendo com as flores e cuidando uns dos outros. No caminho de volta é bom dar uma parada no Templo Dourado, construção recente e que garante fotos muito boas!
![]() |
| Interior da caverna Dambulla. Foto do Flickr. |
3. Templo de Gangaramaya
A atmosfera do Templo Gangaramaya em Colombo (maior cidade do Sri Lanka) é tão serena quanto eclética. Construída no século XIX, perto do Lago Beira, acolhe a todos desde políticos do país, que procuram a bênção dos monges, aos visitantes ocidentais que se abrigam das chuvas torrenciais de monção comuns na região.
O teto ornamentado ilustra o período de aspiração de Buda antes de atingir a iluminação. Adoradores recitam seus cânticos enquanto fazem oferendas do tipo "trouxe esta flor para Buda. Entendo que vai estragar até o final do dia assim como minha vida também é transitória". Podem ser vistos também no Templo uma série de itens doados de móveis e sinos de cobre a relógios de pulso e óculos. Do lado de fora, há uma estátua de oito toneladas de Buda Samadhi, feita de jade branco de Mianmar.
Mas talvez a atração mais rica seja a Galeria de Artes do templo, onde é possível conhecer a história do Sri Lanka por meio das artes. A galeria é projetada para que, a partir do momento da entrada, o visitante passe por períodos históricos cronologicamente organizados do país. A sequência começa com o Período Clássico - do século 3 a.C. até o século 13 d.C. (um período de 1600 anos), então o período de grandes mudanças que abrange 450 anos seguidos pelo Período de Kandy (renascimento da arte budista) e finalmente o período contemporâneo onde são exibidas as artes dos templos Kelaniya Raja Maha Viharaya, Bellanwila Viharaya e Gothara Viharaya.
![]() |
| Galeria de Artes do Templo Gangaramaya. Foto do site oficial. |
Localizado na cidade de Kandy, no planalto central do Sri Lanka, o Templo do Dente atrai mais de um milhão de visitantes anualmente como um importante santuário budista. Originalmente construído em 1595, ele detém o que é supostamente o dente canino esquerdo do Buda, preservado após sua morte e cremação em 543 a.C., na Índia. O Pavilhão Octogonal Pathirippuwa, rodeado por um lago, tem uma iluminação impressionante à noite.
O dente é cerimonialmente colocado em uma espécie de estojo de ouro três vezes ao dia. Alguns acreditam que concede o direito divino de governar. É interessante observar o fervor que a relíquia inspira nos fiéis vestidos de branco.
O dente é cerimonialmente colocado em uma espécie de estojo de ouro três vezes ao dia. Alguns acreditam que concede o direito divino de governar. É interessante observar o fervor que a relíquia inspira nos fiéis vestidos de branco.
O Templo do Dente foi danificado por um bombardeio em 1998 em meio à guerra civil no Sri Lanka. Hoje, ao ritmo dos bateristas de turbante, os sons dos 26 anos de guerra foram substituídos por cânticos religiosos e muito incenso.
Assim como em quaisquer lugares sagrados para o budismo, é bom se assegurar que os braços e pernas estejam cobertos de forma adequada antes de visitar.
Assim como em quaisquer lugares sagrados para o budismo, é bom se assegurar que os braços e pernas estejam cobertos de forma adequada antes de visitar.
| Pavilhão Octogonal Pathirippuwa iluminado à noite. Foto de Wikimedia Commons. |
Já em relação aos voos, os que vão diretamente ao país acabam saindo um pouco mais caro do que ir à Índia primeiro e pegar um barco até o país. No entanto, para o país também é necessário visto... o que não é tarefa difícil devido à possibilidade de emissão do visto eletrônico (site da Embaixada da Índia no Brasil). Então, uma viagem ao Sri Lanka, acaba sendo uma viagem a dois países e duas culturas que, ainda que similares, guardam sua particularidades.
* baseado no texto "4 magnificent monuments to see in Sri Lanka", escrito por Lucas Aykroyd para a agência G Adventures.
Para maiores informações sobre os países da Ásia, viagens, promoções e cultura siga a página do Instituto Brasilipino no Facebook. Publicamos notícias relevantes e dicas importantes para viagens internacionais em geral, com segurança e preços que cabem no seu bolso, sempre tendo como principal destinação os países do oriente.

O trabalho Blog Oficial do Instituto Brasilipino para integração das culturas Brasileira e Asiática de Giovani Fernandes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://brasilipino.blogspot.com/.




